Governo confirma aumento do salário mínimo para 2022
O Governo aprovou esta terça-feira, dia 16, a proposta de atualização do salário mínimo nacional para 705 euros em 2022. Assim, o salário mínimo sobe 6% no próximo ano, representando a subida mais alta desde os anos 90.
De acordo com o documento distribuído aos parceiros sociais, em Junho deste ano existiam 880 mil trabalhadores com a retribuição mínima mensal, o que equivale a um quarto dos trabalhadores por conta de outrem.
Apesar da crise gerada pela covid-19, houve um aumento de 4,7% no salário mínimo este ano, o que se refletiu em 30€ mensais. Englobando a evolução da situação pandémica e dos apoios públicos direcionados às empresas e ao emprego, o Governo aprova este aumento para o próximo ano, prevendo-se um cenário de recuperação económica em 2022.
O programa do Governo tinha como objetivo alcançar os 750 euros de salário mínimo nacional em 2023, para conseguir aumentar o peso das remunerações no PIB e aproximar, assim, este indicador da média europeia. Embora a proposta de Orçamento do Estado para 2022 ter sido chumbada em parlamento, no dia 27 de Outubro, o Governo mantém os esforços para alcançar esta meta até 2023.