Ainda não pagou o IMI? Prazo está mesmo a terminar
Novembro é sinónimo de última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para quem está a pagar o valor em parcelas. Este mês corresponde à liquidação da segunda prestação em casos em que o valor é superior a 100 euros mas inferior a 500. Por outro lado, corresponde à terceira prestação em situações em que o imposto ultrapassa os 500 euros.
Os proprietários nestas condições terão até ao final do mês de Novembro para regularizar a sua situação. Os meios ao dispor dos proprietários vão deste dinheiro e cheque a débito em conta ou transferência bancária, sendo que a liquidação pode ser efectuada nos balcões dos CTT, Tesourarias dos Serviços de Finanças, balcões de instituições bancárias com protocolo firmado com a Autoridade Tributária e Aduaneira, home banking ou rede de caixas multibanco.
As referências de pagamento estão incluídas no documento de cobrança que o proprietário recebe em casa. Em alternativa, o documento de cobrança pode ser obtido no Portal das Finanças, após autenticação. O caminho a seguir será Cidadãos/Consultar/Imóveis/Notas de cobrança/Ano do imposto.
Recorde-se que o IMI incide sobre o valor patrimonial do imóvel e representa mais uma despesa para os proprietários de casas – que também têm de pagar a prestação do crédito à habitação (salvo excepções), seguro de vida e despesas de condomínio, entre outros. Os prédios rústicos (terrenos) são alvo de uma taxa de 0,8% e os prédios urbanos (incluindo os terrenos para construção) de uma taxa entre 0,3 e 0,45%.