6 Dicas para Empreendedores
Se é um empreendedor inexperiente pode ter algumas dificuldades nos primeiros anos do seu negócio. Reunimos algumas dicas para facilitar a gestão das finanças da sua empresa.
1. Estabeleça um plano de negócios
Este documento deve incluir todas as informações importantes relativas ao negócio, como o seu target, atividades desenvolvidas, entre outros. Neste plano deve incluir também quais os custos iniciais e aqueles que serão esperados ter ao longo do negócio (custos fixos).
2. Registe os movimentos financeiros da sua empresa
De forma a ter uma boa organização financeira da sua empresa, deve separar os diferentes custos pelos diferentes períodos de tempo. Apontar todos os valores que entram e saem da sua empresa é uma boa maneira de estar sempre a par dos movimentos financeiros da mesma.
3. Separar contas pessoais e contas de negócios
Misturar as suas contas pessoais e as contas do seu negócio consiste numa má prática de gestão que pode prejudicar o sucesso do mesmo. Uma dica que ajuda a facilitar essa separação é ter contas bancárias diferentes, onde cada uma tem o seu propósito bem definido.
4. Considere Diferentes Cenários
Um empreendedor tem que ter sempre em mente os diferentes cenários pelo qual o seu negócio pode passar, sejam estes negativos ou positivos. Pondere todos os custos e mudanças que podem acontecer no setor em que o seu negócio se encontra.
5. Utilize indicadores
Ao utilizar indicadores de desempenho consegue medir, analisar e acompanhar a performance financeira do seu negócio. Alguns exemplos de indicadores a ter em conta são: Retorno Sobre o Investimento, Lucro Bruto ou Líquido.
6. Otimização dos processos
Utilizar softwares de gestão facilita a organização e gestão financeira, otimizando também os diferentes processos, como por exemplo os processos fiscais ou financeiros.