Como registar as suas faturas com QR Code
Em Janeiro de 2022 tornou-se obrigatório todas as faturas e documentos relevantes incluírem QR Code, saiba mais detalhes aqui.
O objetivo desta medida é ajudar os contribuintes a comunicar ao Fisco o conteúdo das suas faturas. Assim, significa que terá de aprender a registar as suas faturas desta forma, recorrendo ao QR Code.
Antes de mais, é importante perceber o que é um QR Code. Resumidamente, trata-se de um código de barras bidimensional que, depois de descodificado, pode conter texto, endereço de e-mail, contacto, uma mensagem ou localização geográfica.
Relativamente ao QR Code, incluído nas faturas, será possível inserir a informação presente na fatura, na aplicação e-Fatura, de forma mais fácil. Para registar uma fatura, desta forma, terá de abrir a app e usar a opção “Registar”. Neste momento, apenas é possível fazê-lo através da aplicação, devido ao acesso à câmara.
Ao utilizar esta funcionalidade, depois da aplicação ler o QR Code, os dados são inseridos facilmente, carregando apenas no botão registar para proceder à submissão da fatura. Deixará de ter de colocar todas as informações das faturas manualmente, sempre que uma fatura não surja de forma automática.