As 48 novas medidas do Simplex 2022
O Simplex é um programa de simplificação, modernização e inovação com o objetivo de melhorar os serviços públicos.
Mário Campolargo, secretário de Estado da Digitalização, anunciou as novas medidas no âmbito do programa Simplex 2022. O mote da campanha é “dizer sim às pessoas e às empresas”, tendo, assim, o intuito de facilitar a vida tanto das pessoas em geral, como das empresas.
As 48 medidas divulgadas devem entrar em vigor progressivamente ao longo deste ano e durante o próximo, sendo que os cidadãos serão avisados assim que esteja disponível cada uma delas.
Apresentamos-lhe, de seguida, algumas das medidas anunciadas.
Autenticação biométrica
A autenticação biométrica é uma das principais medidas na área da digitalização e modernização administrativa. Esta vai permitir ativar certificados de assinatura e autenticação do cartão de cidadão e a ativação da Chave Móvel Digital com base em biometria facial. Assim, deixará de ter de se deslocar a um balcão do Espaço de Cidadão ou das Lojas do Cidadão. Esta medida está prevista para o segundo trimestre de 2023.
Fatura sem papel
Com o Simplex 2022 será possível enviar faturas eletrónicas por email diretamente através do programa de faturação, substituindo a versão física da fatura. Esta medida prevê ainda a integração contabilística automática da fatura eletrónica para um conjunto de cenários de negócio.
RH Empresas
Esta medida pretende disponibilizar serviços online que possibilitem às empresas integrar, nos seus sistemas informáticos de gestão de recursos humanos, a comunicação à Segurança Social de início e cessação de vínculo dos seus trabalhadores.
Simplex Licenciamentos
O Simplex Licenciamentos deverá estar disponível até Junho do próximo ano e pretende eliminar licenças, autorizações e outros procedimentos que criem encargos para as empresas das áreas do ambiente, da agricultura, do urbanismo e ordenamento do território e, também, da indústria, comércio e serviços. Este programa irá melhorar a forma como são disponibilizados os serviços digitais que suportam estas formalidades e uniformizar o contacto entre a Administração Pública, as empresas e os cidadãos.
Convocatória Digital SNS e exames de saúde digitalizados
A área da saúde tem várias medidas previstas, nomeadamente a convocatória digital SNS, cujo objetivo é disponibilizar meios digitais de convocatória para os principais atos de cuidados de saúde primários, como consultas, vacinação e rastreios.
Foi também introduzida uma medida de cuidados de saúde primários sempre em linha, em que será reforçado o sistema Interactive Voice Response (IVR) que permite melhorar a capacidade de resposta das linhas de atendimento das unidades de cuidados de saúde primários.
Outra das medidas anunciadas passa por disponibilizar ao utente o SNS Omnicanal (presencial, telefónico e digital, através do portal e da app) que permite o acesso a um conjunto de informações e serviços digitais e de telessaúde. Em adição, será criado também o serviço Telemonit SNS24, um serviço digital de telemonitorização de utentes com determinadas patologias, como insuficiência cardíaca ou diabetes, que permitirá o acompanhamento clínico em casa durante a recuperação e evitar o internamento hospitalar.
Ainda no âmbito da saúde, os exames passarão a ser digitalizados e poderão ser consultados no Portal SNS ou na app SNS24.
Medicamentos comparticipados na hora
O objetivo desta medida é que seja possível comparticipar os medicamentos dos beneficiários de Complemento Solidário para Idosos no momento da compra, deixando de ter de pedir o reembolso no centro de saúde respetivo. Espera-se que esta medida entre em vigor já nos últimos três meses de 2022.
Consulte o plano completo aqui.