Regime Simplificado ou Contabilidade Organizada? Saiba as diferenças
Abriu atividade e não sabe se deve optar por um regime simplificado ou contabilidade organizada? Nós explicamos as diferenças.
Cada um destes regimes tem as suas vantagens e desvantagens, mas existem requisitos específicos a ter em conta.
Regime Simplificado
O regime simplificado é a opção mais comum, por ser mais simples para quem abre atividade. Este assume automaticamente que uma parte dos seus ganhos são despesas, aplicando uma taxa fixa ao que recebe. Para poder optar por este regime precisa de:
Ser sujeito passivo residente em Portugal;
Ter um montante anual ilíquido de rendimentos inferior a 200 mil euros.
Vantagens
Com este regime tem menos obrigações fiscais associadas e não tem despesas extras porque não precisa de contratar, obrigatoriamente, um contabilista certificado.
É o regime ideal se exercer uma atividade de pequena dimensão.
Desvantagens
Se optar por este regime não é possível deduzir despesas, ou seja, a Autoridade Tributária considera, automaticamente, que 75% dos rendimentos obtidos são líquidos e que os restantes 25% são despesas.
Contabilidade Organizada
Por outro lado, o regime de contabilidade organizada pode ser considerado mais eficiente, principalmente quando se trata de empresas com atividade de maior complexidade.
Também deve ter em conta se as despesas com a atividade são superiores a 25% dos rendimentos.
Com este regime precisa obrigatoriamente de contratar um contabilista certificado, responsável por declarar todas as contas referentes à atividade comercial. Assim, consegue também apurar de forma rigorosa os seus rendimentos líquidos.
Este regime torna-se obrigatório caso:
A sua empresa seja constituída em sociedade (seja qual tipo for);
Seja um profissional liberal ou um empresário em nome individual que tenha um rendimento anual líquido superior a 200 mil euros.
Vantagens
A grande vantagem deste regime é que a tributação é feita pelo lucro do negócio. Consegue deduzir grande parte das despesas profissionais subjacentes à atividade comercial, como por exemplo gastos em combustível ou material informático.
Ao contratar um profissional tem alguém responsável por tratar de todas as burocracias, garantindo que está a cumprir de acordo com a lei e que irá pagar os impostos devidos, não pagando assim nem mais nem menos do que o obrigatório. Um profissional externo vai lhe dar um maior apoio na gestão do seu negócio.
Desvantagens
A principal desvantagem da contabilidade organizada são as obrigações legais associadas a este regime. No entanto, a parte burocrática será responsabilidade do seu contabilista.
Em suma, a dimensão do seu negócio é determinante na escolha do regime de contabilidade mais adequado. Quanto maior for a sua faturação, mais vantagens terá em escolher um regime de contabilidade organizada.
Se o seu negócio constituir menos despesas e um património menor, poderá ser benéfico optar por um regime mais simples.
Continua com dúvidas? Agende uma reunião connosco e ajudamos a perceber qual o regime mais indicado para si.