ATGO - A nova aplicação do Fisco para trabalhadores independentes
A Autoridade Tributária e Aduaneira lançou uma aplicação chamada ATGO - Gestão de Atividade, que tem como principal objetivo promover a digitalização e a simplicidade no relacionamento entre os contribuintes e a AT.
Pode fazer download da aplicação na App Store, Google Play e AppGallery, estando disponível gratuitamente para Android e IOS.
O que é a ATGO?
A ATGO é uma nova aplicação, criada pelo Fisco, direcionada a trabalhadores independentes que emitem recibos verdes. Assim sendo, destina-se a indivíduos que exerçam uma atividade profissional por conta própria e sem contabilidade organizada.
Esta aplicação irá permitir simplificar o cumprimento das suas obrigações fiscais e, ainda, consultar os seus dados da atividade profissional registados na AT.
Principais funcionalidades:
Para além da aplicação permitir ao trabalhador consultar o seu histórico e documento emitidos, esta permite ainda:
Emitir, consultar ou anular faturas, recibos e faturas-recibo;
Descobrir quais os códigos CAE e CIRS que se aplicam à sua atividade;
Consultar o enquadramento em IVA e IRS;
Analisar as estatísticas referentes aos principais indicadores da atividade;
Criar modelos de faturas pré-definidos (evitando assim estar sempre a preencher manualmente os campos com informações relativas a clientes habituais);
Visualizar os clientes top 5;
Visualizar os rendimentos por CAE e CIRS, por mês ou por ano.
A ATGO permite acompanhar, através de um gráfico, a evolução dos rendimentos anuais e comparar com o valor do ano anterior. Ainda é possível comparar rendimentos e despesas de forma a obter uma melhor perceção da sua situação financeira.
Futuramente, a aplicação pretende ter uma funcionalidade que irá permitir classificar as despesas e ainda ter um alerta que avisa certos prazos legais, como por exemplo a entrega do imposto do Estado.
Veja como funciona no vídeo seguinte disponibilizado pela AT.