MTC
BUSINESS CONSULTING
news.jpg

NOTÍCIAS

A informação que interessa para o seu negócio

Dicas de Sobrevivência para Pequenas Empresas

Não é fácil para uma pequena empresa sobreviver num mercado tão competitivo, principalmente se não existir um bom planeamento. Por isso, apresentamos 8 dicas essenciais que qualquer pequena empresa deve aplicar ao seu negócio.

1. Conheça os seus clientes

Deve ter bem definido quem são os seus clientes para que os seus serviços/produtos sejam adequados ao seu público-alvo. É importante conhecer os seus potenciais clientes para saber como impactá-los e conseguir desenvolver ações específicas para cada tipo de cliente.

Para além disto, caso se trate de uma empresa de prestação de serviços, deverá conhecer bem os seus clientes atuais para que consiga manter uma boa relação com os mesmos. A confiança será chave para manter relações duradouras.

2. Cultura empresarial flexível

Qualquer empresa deverá ter agilidade suficiente para se adaptar a cada situação e lidar com imprevistos. Deve se preparar para diferentes cenários para que a empresa consiga sobreviver e ter sucesso. Para tal, deverá ter um bom plano de negócios, que inclua projeções para os vários cenários possíveis, principalmente os mais pessimistas.

Para além disso, a pandemia mostrou que a flexibilidade é algo bastante importante para as empresas atuais, pois em tempos de incerteza como aqueles em que vivemos atualmente, as empresas devem preparar-se para os diferentes cenários (positivos ou negativos).

3. Automatize os processos

Se perceber que existem processos morosos, que tiram muito tempo à empresa, como é o caso da gestão de contas a receber e a pagar, deverá recorrer a um software de faturação que permita gerir e organizar melhor esta tarefa.

A contratação de softwares que possibilitam a automação de processos, irão diminuir a probabilidade de erro humano e permitir que dedique mais tempo a atividades que acrescentem valor à empresa.

4. Contratação de serviços externos especializados

Na sequência do ponto anterior, um profissional especializado irá ajudar a sua empresa a cumprir as obrigações fiscais e organizar as suas contas.

Lembre-se que a contratação de um profissional da área de contabilidade, dependerá do tipo de empresa constituída e do volume de negócios. Assim, terá, obrigatoriamente, de contratar este serviço caso tenha uma empresa, independentemente do tipo de sociedade. Por outro lado, caso seja um empresário em nome individual (ENI), irá depender do seu volume de negócios.

Dependendo do seu negócio e da fase em que se encontra, deverá considerar a contratação de serviços externos, com o intuito de auxiliar nos processos internos e estruturar melhor a empresa.

5. Financiamento e orçamento

Deve se focar também num planeamento financeiro para garantir que a empresa tem bons resultados. Este planeamento vai permitir antecipar necessidades a longo e curto prazo, assim como se preparar para os imprevistos.

Muitas empresas acabam por não ter bons resultados por não estarem bem preparadas, pelo que é importante conhecer o mercado em que está inserido.

O orçamento anual permitirá definir o que dedicar a cada área do seu negócio e decidir se poderá contratar serviços externos e investir na automatização de processos.

6. Procure outras opiniões

É difícil se manter neutro quando se trata do nosso próprio negócio e apenas vemos as situações do nosso ponto de vista. Por isso, é importante dar abertura aos seus funcionários para partilhar a sua opinião relativamente ao negócio e em que aspetos este poderá melhorar.

Ainda neste âmbito pode recorrer a profissionais, nomeadamente na contratação de um serviço de consultoria, que ajude a perceber as melhorias que o seu negócio necessita. Estes profissionais irão oferecer um ponto de vista imparcial, uma vez que se encontram fora da empresa.

7. Tente se diferenciar

Se a sua empresa se insere num mercado altamente competitivo, onde já existem bastantes concorrentes, procure diferenciar-se daquilo que a concorrência já oferece. Para fazer isso não precisa de alterar totalmente o seu serviço/produto, mas procure diferenciar-se nas pequenas coisas, como por exemplo ter um ótimo serviço de atendimento ao cliente ou ter um packaging diferente.

Para além de se diferenciar da concorrência, deve ter uma proposta de valor maior. Numa situação de crise, não deve cobrar menos pelos seus serviços/produtos mas sim melhorá-los, como por exemplo, combinando serviços/produtos que se complementam ou melhorando o apoio pós-venda.

8. Esteja online

Atualmente é crucial para qualquer empresa ter uma presença online, quer esta seja feita através de uma página nas redes sociais, quer através de um website. Desta forma, será mais fácil encontrar a sua empresa, quando potenciais clientes pesquisarem por serviços/produtos que a mesma dispõe.

Maria GomesCONSULTORIA